Brasil - Costa Rica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Brasil - Costa Rica

Vamos praticar português! (lembrem-se que ao criar uma conta no forum, automaticamente é enviado um e-mail de confirmação para vocês. esse e-mail pode ir direto para sua caixa de Spam! então passe lá e confira para ver se isso não aconteceu com você!)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez.

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Rafael Petro
Admin
Rafael Petro


Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/07/2009
Idade : 40

Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. Empty
MensagemAssunto: Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez.   Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. EmptyQua 22 Jul 2009, 15:43

Cheguei na Costa Rica 20 de novembro de 2007.
Eu não poderia lembrar hoje o que senti assim que cheguei, mas felizmente tenho guardado os e-mails que mandei para minha mãe e minha família contando quais eram minhas primeiras impressões. (fiz umas pequenas edições para cortar algumas coisas que não são interessantes...)
Aqui vai: (dúvidas de vocabulário ou de qualquer coisa é só perguntar)

22/11/07
Oi mãe! Bom aqui está mais frio que no rio...
É como Petrópolis ou Teresópolis que faz até um calor de dia, mas a noite esfria legal...
Mas não é serra nem nada..
A casa é muito legal! Toda mobiliada tem banheira, fogão de 6 bocas, geladeira, maquina de lavar roupa, secadora de roupa, televisão bem grande com monte de canais (tudo em espanhol ou inglês...) pra vc ter idéia o telefone aqui tem três pontos. No quarto cozinha e escritório.
O escritório Tb é grande, tem um sofá 3 lugares, uma poltrona estante pra bastante livro, e uma mesa bem grande pro computador. É um mezanino.

Aqui no bairro onde moramos são só casinhas de um ou dois andares.. O ponto de ônibus acho que leva uns 20 minutos pra passar cada ônibus e só tem uma linha de ônibus que passa lá...
Nenhum ônibus aqui tem trocador... É sempre o motorista que faz o troco... E ele geralmente não usa uniforme.. Os ônibus têm buzina como as de caminhao!! E se estiver trânsito na frente o cara muda o percurso dele pela rua do lado! Ele simplesmente sai do caminho que ele deveria ir! Mas são como uns 40 centavos de real (140 colones) a passagem... (a passagem no Rio custa no mínimo uns 520 colones)
O próprio centro da cidade não tem prédios muito altos não...

Bom, vou fazer almoço...
Beijos tchau tchau

24/11/07
Bom, to fazendo coisas que não fazia ai, pq agora a casa é minha... Não tem sininhos batendo toda vez que abro a porta... E as coisas que não gosto eu tiro... E se não cuidar não tem quem cuide, já quebrei uma luminária, mas é assim mesmo. hahaha.

Tava pensando em começar a procurar em emprego a partir de segunda feira. Que o apartamento já vai estar bem arrumado e meu espanhol um pouco mais solto... Ainda estou muito gago e inseguro quando tento falar.

O dinheiro some num instante.. Ontem fomos numa loja imensa só de roupa e de coisas pra casa. Compramos roupas pra mim, 2 casacos, meias, cuecas, acho que uma ou duas blusas. Roupas de cama... E mesmo as coisas sendo bem baratas já foi mais 350 reais... (87.500 colones) e tava realmente barato... Comprei boas meias por menos de 1,50 R$ o par.. Os casacos maneiros não chegaram a 40R$ (10.000 colones) cada

A cidade até onde eu vi não me chamou muita atenção não... Deve ser pq eu já vi muito lugar mais bonito ai no Brasil, mas com certeza é mais bonito que São Paulo... Ahhahah tem bastante arvore que nem ai... E como os prédios são mais baixos é mais fácil de ver as montanhas que estão sempre nos horizontes.. São montanhas baixas como as que temos ai...

Vai rolar um churrasco na parte da tarde.. Mas achar sal grosso aqui não é fácil.. Tem que ir na loja certa.. Em supermercado não tem... Mas tem muitas coisas que não temos ai... Milhões de molhos prontos... Temperos diferentes... Biscoitos.. Bebidas... Tem até uma fruta diferente que parece um maracujá, mas não é (granadilla)... Tem uns chuchus que são beges.... Tem um inhame pouco maior que uma batata calabresa... Mas ainda não vi tudo que tem aqui de comida...

Bom... Vou lavar a louça de ontem... Botar o lixo pra fora... Passar um pano no chão... Fazer a cama..... arg!!!!!

Beijos

26/11/07
Bom, outras coisas que percebi aqui é que é muito raro ver um negro! Temos morenos tipo índios que geralmente são da Nicarágua, mas negros só na aera do caribe... Aqui na capital só vi 1 até agora. Outra coisa: as mulheres não têm bunda! Vc vê a menina vindo toda gostosa, com calça colada e decote, espera ela passar e quando olha pra traz é sempre uma decepção.... Elas têm quadril largo, cintura fina... Mas não tem bunda!

O taxi é outra doidera! O cara só liga o taxímetro se vc pedir.. Senão ele diz o preço dele que não necessariamente vai ser mais alto que o do taxímetro... Então fizemos compras num shopping que fica na distancia da glória ao largo do machado a pé. E depois pegamos o taxi pra voltar... É uma distancia curta e chegamos rapidinho.. E o cara cobrou 1,80 reais (450 colones) pela viagem!!
O celular aqui ainda é do governo então é barato! Não tem planos nem nada.. Vc compra o aparelho e coloca uma linha (que ainda não sei quanto custa). O minuto de celular aqui é como uns 20 centavos de real por minuto... É tipo um quinto do preço do nosso ai no Rio...

Agora só falta comprar o celular pra poder começar a procurar emprego. Mas como sou turista e não posso trabalhar legalizado vai ser difícil achar algo simplesmente deixando curriculum por ai... Temos uma pizzaria chamada 'pizza paulista' que fica ha uns 20 minutos de ônibus daqui, vou lá e vou tentar conversar com os donos que são brasileiros.. Pedir uma ajuda ou pelo menos pedir sugestões do que devo fazer.. Ou quem deve procurar.. Aqui as coisas funcionam muito por indicação então preciso de contatos...

Acho que realmente um gringo que consiga comprar um apartamento e juntar uns 50 mil dólares pode vir morar aqui e não precisa trabalhar pelo resto da vida... Vivendo direitinho..

Não consigo lembrar de mais coisas interessantes pra falar agora... Quando eu lembrar eu escrevo!
Beijos
Ir para o topo Ir para baixo
https://brcr.forumeiros.com
grm0977




Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/07/2009

Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. Empty
MensagemAssunto: Ir ao Brasil sem falar portugês   Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. EmptyQui 23 Jul 2009, 18:21

Cheguei ao Brasil em 2006, no tempo da copa do mundo, sem falar portugês para asistir numa auditoría de ambiente, saúde e segurança, so que ninguém deixou-me falar em espanhol, eu não sei, mas pude comprender a lingua e falar-lha.
Ir para o topo Ir para baixo
Cyn
Convidado




Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. Empty
MensagemAssunto: Morando na CR   Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. EmptyDom 26 Jul 2009, 19:19

Cheguei na CR há oito mesês, mas eu morei aqui em 1993. Não consigo lembrar muitas coisas dessa época só que estudei um ano num colégio em Moravia, tive alguns amigos todos eles mais velhos que eu porque eles tinhan como 13 ou 14 e eu só 11, a menina da aula Wink.
Eu sou peruana, de Lima, acho que há muitas diferenças entre San Jose e Lima: Lima tem 8 milhões de pessoas quase a populaçao inteira da CR!!, aqui as pessoas vivem devagar, sem pressa, lá tudo mundo corre, há muito barulho, carros, pessoas caminhando pelas ruas, aqui é difícil ver pessoas andando porque quase não existem calçadas hehe.


Gosto muito da paisagem da CR, as montanhas verdes, a vegetaçao mas ainda não consigo me acostumar à chuva! em Lima nunca chove o clima é frio quase todo o ano (maio até novembro mais ou menos) há outras regiões do Peru que têm o mesmo clima que aqui mas Lima é diferente.

Gostaria de ir para Limón, eu estive aqui de ferias varias vezes mas ainda não conheço muitos lugares turiscos, fui para Manuel Antonio, Tortuguero e San Carlos, muito legais!
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriela
Convidado




Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez.   Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. EmptyQui 06 Ago 2009, 16:43

Eu fui ao brasil no 2007 estava muito contente de chegar mas também um pouco preocupada não sabia falar nada de portugues mas gostei muito das pessoas são muito amaveis.
Ir para o topo Ir para baixo
victor
Convidado




Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez.   Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. EmptyTer 11 Ago 2009, 00:00

?o que aconteceu com o emprego de pizza paulista? haha muito engracado o comentario das bundas das ticas.. tem q acostuma-se Wink
Ir para o topo Ir para baixo
kris007
Convidado




Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez.   Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. EmptyQui 27 Ago 2009, 22:51

[font=Comic Sans Ms]Oi !! Rafael foi muito engracado o que vc contou das mulheres "ticas", mas acho que vc tem que olhar mais cyclops !!! jaaaa

Like a Star @ heaven Tambem acho que é muito interessante saber como voces acham que é Costa Rica, muitas vezes olham coisas que nós nunca olhamos. Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Petro
Admin
Rafael Petro


Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/07/2009
Idade : 40

Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez.   Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. EmptyQui 01 Out 2009, 11:40

no final não fui na pizza paulista pedir emprego hahaha

fiz uns trabalhos com comida... uns juntares e coisas esporádicas que quase nao me pagavam nada, até que comecei a dar aulas..
comecei com um aluno, sábados de manhã de 8 ao meio dia
hahaha
nao sei se ele aprendia portugues ou eu que aprendia espanhol...
foi muito dificil para os dois...
depois ganhei uma segunda aluna
um terceiro...
um grupinho de 5 alunos...
e ganhei um pouco de experiencia...
e então entrei no CEB com grupos de 15, às vezes até mais...
e nada de trabalhar com comida...
agora cozinhar só por prazer!
sei que algum dia terei que voltar a trabalhar em restaurantes... nao tenho muitas opções... entao estou aproveitando ao máximo esse tempo que posso dar aulas

=)
Ir para o topo Ir para baixo
https://brcr.forumeiros.com
vazmadre
Convidado




Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez.   Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. EmptySeg 05 Out 2009, 19:52

eu acho muito interessantes os contos de voces pela primeira vez na Costa Rica, muito divertidinho e por isso eu adoro estudar na fundacao.

Voce e muito bom professor, estos forums sao muito bons pra practicar portugues, obrigada!!
Ir para o topo Ir para baixo
Fabi

Fabi


Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 34
Localização : San José

Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez.   Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. EmptyDom 25 Out 2009, 23:15

Minha primeira impressão foi que eu era uma formiga caminhando pelas ruas, com tantos prédios, pessoas, carros, foi tudo tão novo para mim! As lanchonetes cheias de pessoas, todos com uma cerveja na mão não importa o dia da semana hehehe, com pão de queijo ou coxinha!
Foi melhor do que eu achei!
A natureza que você sente no ar.
Consegui entender quase tudo o que falavam as pessoas, as vezes falavam muito rápido.
Eu gostei demais! A experiência foi boa para conhecer mais da cultura e da língua!
Surprised
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez.   Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» quero morar na costa rica
» o que acontece se voce fala "hoy" no brasil
» Brasil, região Centro Oeste

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Brasil - Costa Rica :: Livre :: Livre-
Ir para: