Brasil - Costa Rica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Brasil - Costa Rica

Vamos praticar português! (lembrem-se que ao criar uma conta no forum, automaticamente é enviado um e-mail de confirmação para vocês. esse e-mail pode ir direto para sua caixa de Spam! então passe lá e confira para ver se isso não aconteceu com você!)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Brasil, região Centro Oeste

Ir para baixo 
AutorMensagem
Rafael Petro
Admin
Rafael Petro


Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/07/2009
Idade : 40

Brasil, região Centro Oeste Empty
MensagemAssunto: Brasil, região Centro Oeste   Brasil, região Centro Oeste EmptyTer 04 Ago 2009, 00:17

Essa semana no CEB estamos com uma feira sobre a região centro oeste do brasil.
por isso vou colocar algumas informações e imagens sobre o que tem nessa região

Brasília: a Wikipedia diz muitas coisas, então peguei algumas frases que tirei de lá para ficar mais fácil de entender como é Brasília.

-Um fato que mostra o impacto provocado pelo modernismo da cidade recém construída foi a frase dita pelo cosmonauta Yuri Gagarin, primeiro homem a viajar para o espaço, que ao visitar Brasília em 1961, disse: "Tenho a impressão de que estou desembarcando num planeta diferente, não na Terra".

-Alguns dos fatores que mais influenciaram a transferência da capital foram a segurança nacional, pois acreditava-se que com a capital no litoral ela estava vulnerável a ataques estrangeiros (argumento militar-estratégico que teve como precursor Hipólito José da Costa), e uma interiorização do povoamento e do desenvolvimento e integração nacional, já que devido a fatores econômicos e históricos a população brasileira concentrou-se na faixa litorânea, ficando o interior do país pouco povoado. Assim a transferência da capital para o interior forçaria o deslocamento de um contingente populacional e a abertura de rodovias, ligando a capital às diversas regiões do país, o que levaria a uma maior integração econômica.

-Planejada para ter uma população de 600 mil habitantes no ano 2000, a população do Distrito Federal - Brasília e Cidades Satélites já atingia os 2,4 milhões de habitantes em 2008. A grande região metropolitana de Brasília (todo o DF) atualmente é a quarta capital mais populosa do Brasil.

-No censo de 1960, havia quase 140.000 habitantes no então novo Distrito Federal; em 1970 este número tinha aumentado para mais de 537.000 habitantes. Em 2000 a população do Distrito Federal superou a marca de dois milhões de pessoas. Brasília tem uma das mais elevadas taxas de crescimento demográfico do Brasil: a sua população aumenta a 2,82% ao ano. O Índice de Desenvolvimento Humano, na cidade está a 0.874 e a taxa de analfabetismo é de cerca de 4,35%. Estes dados demonstram um grande desenvolvimento social.
A população de Brasília é formada por migrantes de todas as regiões brasileiras, sobretudo do Sudeste e do Nordeste, além de estrangeiros, que vão trabalhar nas embaixadas espalhadas pela capital federal. Mais da metade da população atual de Brasília, o que representa cerca de 1,3 milhão de pessoas, não nasceu em Brasília.

-Além de ser centro político, Brasília é um importante centro econômico. A cidade é a 3ª mais rica do Brasil, exibindo um Produto Interno Bruto (PIB) de 80,5 bilhões de -reais, o que representa 3,75 % de todo o PIB brasileiro.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasília

aqui três videos com cenas de Brasília

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/04/ceu-azul-de-brasilia-encanta-os-moradores.html









PANTANAL

-A origem do Pantanal é resultado da separação do oceano há milhões de anos. Animais que estão presentes no mar também existem no pantanal, formando o que se pode chamar de mar interior. Atraído pela existência de pedras e metais preciosos (que eram usados por indígenas, que já povoavam a região, como adornos), entre eles o ouro, o português Aleixo Garcia, em 1524, acabou sendo o primeiro a visitar o território.

-O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, 90% dele está no Brasil.

-Devido a baixa declividade desta planície no sentido norte-sul e leste-oeste, a água que cai nas cabeceiras do rio Paraguai, chega a gastar quatro meses ou mais para atravessar todo o Pantanal.

-O clima é quente e úmido, no verão, e embora seja relativamente mais frio no inverno, continua apresentando grande umidade do ar devido à evapotranspiração associada à aguá acumulada no solo.

-A maior parte dos solos do Pantanal é arenosa e suporta pastagens nativas utilizadas pelos herbívoros nativos e pelo gado bovino, introduzido pelos colonizadores da região.

-Sua área é de 138.183 km²

-As principais atividades econômicas do Pantanal estão ligadas à criação de gado bovino, que é facilitada pelos pastos naturais e pela água levemente salgada da região, ideal para esses animais. Para peões, fazendeiros e coureiros, o cavalo é um dos principais meios de transporte. Os pescadores, que buscam nos rios sua fonte de sustento e alimentação.

-Entre os problemas ambientais do Pantanal estão o desequilíbrio ecológico provocado pela pecuária extensiva, pelo desmatamento para produção de carvão com destruição da vegetação nativa; a pesca e a caça predatórias de muitas espécies de peixes e do jacaré; o garimpo de ouro e pedras preciosas, que gera erosão, assoreamento e contaminação das águas dos rios Paraguai e São Lorenço; o turismo descontrolado que produz o lixo, esgoto e que ameaça a tranqüilidade dos animais, etc.

-Em Corumbá a atividade de mineração e siderúrgica são importantes geradoras de emprego e renda, os impactos ambientais destas atividades estão sendo avaliados existindo muita controvérsia.

-A fauna pantaneira é muito rica, provavelmente a mais rica do planeta. Há 650 espécies de aves (no Brasil inteiro estão catalogadas cerca de 1800).

-No Pantanal já foram catalogadas mais de 1.100 espécies de borboletas. Contam-se mais de 80 espécies de mamíferos

-A região também é extremamente piscosa, já tendo sido catalogadas 263 espécies de peixes

-fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantanal

Dificil explicar como é o Pantanal sem usar nenhuma imagem... aqui tem um video, um pouco longo, mas com muitas imagens e um pouco de música típica... (também traz imagens de Bonito, cidade no estado do Mato Grosso do Sul, perfeita para ecoturismo.


Última edição por Rafael Petro em Qui 22 Abr 2010, 01:00, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://brcr.forumeiros.com
Daniel
Convidado




Brasil, região Centro Oeste Empty
MensagemAssunto: está legal !   Brasil, região Centro Oeste EmptySáb 08 Ago 2009, 23:06

toda esta região está muito interessante, mas eu gostaria de conhecer Rio de Janeiro e São Paulo primeiro... tongue
Ir para o topo Ir para baixo
 
Brasil, região Centro Oeste
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» REGIAO NORTE
» Região Norte (questão dos indigenas e outras questões)
» Primeiras impressões quando você chegou na Costa Rica (ou no Brasil) pela primeira vez.
» o que acontece se voce fala "hoy" no brasil

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Brasil - Costa Rica :: Livre :: Livre-
Ir para: